quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GASOLINA COMUM EM FALTA EM MANAUS POR CAUSA DA SECA DOS RIOS


          Por: Laís Motta
Sindicato diz que distribuição do combustível aos postos da cidade caiu pela metade, fala em ‘racionamento’, mas descarta reajuste no preço nos próximos dias
[ i ]
Manaus - Pelo menos 15 postos de combustível ficaram sem gasolina comum, nos últimos dois dias na capital, devido à dificuldade no transporte de álcool anidro feito via Rio Madeira. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcool e Gás Natural do Amazonas (Sindicam), que fala em ‘racionamento’, mas descarta reajuste no preço nos próximos dias.
De acordo com o vice-presidente do Sindicam, Geraldo Dantas, as distribuidoras estão abastecendo os postos apenas com a metade do que é pedido. “Se fizer um pedido de 10 mil litros, eles mandam cinco. Está como um conta-gotas”, disse. Dantas afirmou, ainda, não entender o critério definido pelas distribuidoras para o abastecimento e reforça que a explicação é de que as balsas não conseguem fazer o trajeto Porto Velho/Manaus devido à seca no Madeira. A situação, segundo ele, atingiu todas as redes na capital e “não tem previsão para acabar”.
Em quatro dos cinco postos da rede VDL faltou gasolina comum, afirmou o gerente-geral da rede, Josmar Faria. “Foram dois dias onde as distribuidoras deram uma ‘racionada’, o combustível foi rateado para não faltar em todos”, disse. Segundo ele, a alternativa tem sido a gasolina aditivada ou o etanol, no caso dos carros flex. O gerente disse, ainda, que os proprietários de postos receberam a informação da chegada de uma balsa com o álcool no domingo, o que deve normalizar a situação, mas não resolver em definitivo. “A probabilidade de ocorrer nos próximos dez dias ou na semana que vem é grande”, destacou.
Em nota, a Petrobras Distribuidora confirmou que houve restrição pontual na oferta de gasolina C em Manaus por causa das dificuldades no transporte de álcool anidro no Rio Madeira, mas que a chegada de balsas deve normalizar a situação nos próximos dias.
Na composição da gasolina C, é usado 20% de álcool anidro e 80% de gasolina A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário