sexta-feira, 1 de junho de 2012

LULA ESTÁ VIRANDO UM PESO PRA DILMA

O ex-presidente Lula, no desastroso episódio que protagonizou no escritório do ex-ministro Nelson Jobim,claramente tentando chantagear o ministro Gilmar Mendes, do STF, no intuito de ganhá-lo para a “tese” do adiamento do julgamento do mensalão, cometeu vários delitos: tráfico de influência, coação, corrupção ativa e obstrução de justiça.
Foi rechaçado por Mendes, que relatou à revista Veja o teor da constrangedora conversa e depois confirmou suas declarações a todos os veículos de comunicação que o procuraram.
Despudoradamente, referiu-se sem o menor respeito a diversos colegas de Mendes. Disse que iria “mandar” o ex-ministro Sepúlveda Pertence, homem altivo e decente a toda prova, “controlar” a ministra Carmen Lucia, que todos conhecemos por sua austeridade e pela mão pesada com que julga criminosos.
Desdenhou do ministro Joaquim Barbosa, chamando-o de “complexado”. Logo ele, que nomeou Barbosa para o STF. Logo ele, que deveria ter orgulho de ter indicado à análise do Senado um homem que não se verga a conveniências.
Afirmou que procuraria o presidente da Corte, Ayres de Brito, através de amigo comum a ambos. A resposta do sergipano foi cortante: “o Supremo é vacinado contra quaisquer pressões”.
Desrespeitou o jovem ministro José Antônio Dias Toffoli, que se porta com independência e enorme apego à técnica, tendo conquistado o respeito dos seus pares desde o primeiro julgamento de que participou.
“Toffoli terá de participar do julgamento (do mensalão)”, bradou um arrogante Lula diante de um contemporizador Jobim e de um estupefato Gilmar Mendes.
Tratou o ministro Ricardo Lewandowiski como se dominasse sua vontade e pudesse manipulá-lo. Deve ter magoado o ilustre paulista profundamente.
Lula se imagina dono do Brasil e, portanto, do governo Dilma, do Congresso, do judiciário. Pensa que os ministros, que indicou para os tribunais superiores, a ele devem prestar vassalagem

Arthur Virgílio Neto é Diplomada e ex-senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário