domingo, 20 de maio de 2012

VAZAMENTO DE CARTAS CONVIDENCIAIS DO PAPA BENTO XVI GERA ESCÃNDALO

MUNDO

Vaticano anuncia que vai processar autores por “violação de privacidade”. Textos revelam intrigas na Santa Sé

ÉPOCAEFE
O Vaticano anunciou [anteontem], sábado 19, que levará à Justiça os autores do vazamento de documentos reservados e cartas confidenciais enviadas ao papa Bento XVI e a outras autoridades da Santa Sé.
O jornalista Gianluigi Nuzzi lançou [ontem], na Itália, o livro "Sua Santità" (“Vossa Santidade”), com novos textos que revelam tramas e intrigas no Vaticano.
Observadores consideram esse o maior vazamento de relatórios reservados do papa.

Em nota, o Vaticano afirma que a ação viola direitos pessoais de privacidade e liberdade de correspondência. "A nova publicação de documentos privados do Santo Padre e da Santa Sé não é somente difamatória, mas assume claramente o caráter de um ato criminoso", diz o escritório de imprensa vaticana.
O comunicado indica ainda que o Vaticano continuará investigando a violação da privacidade do pontífice. "A Santa Sé dará os passos oportunos para que os autores do roubo, da chantagem e da divulgação de notícias secretas, assim como do uso comercial de documentos privados, ilegitimamente obtidos, respondam seus atos na Justiça.”
O Vaticano não descarta, "se necessário", pedir a colaboração internacional para investigar o incidente.
O livro "Sua Santità" compila uma centena de documentos reservados e cartas confidenciais ao papa e a seu secretário sobre temas como o ETA, organização que luta pela independência basca da Espanha, que anunciou ano passado o fim dos atos de violência.
Os textos também tratam da cobertura que se deu no Vaticano ao fundador dos Legionários de Cristo, o falecido sacerdote mexicano Marcial Maciel, afastado de suas funções por Bento XVI devido à acusação de envolvimento com pedofilia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário