quinta-feira, 17 de maio de 2012

DEPUTADO SOLICITA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS FLORESTAIS NO AM

Na manhã de hoje, o deputado estadual Orlando Cidade (PTN) solicitou, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a realização de uma audiência pública para discutir a utilização dos resíduos florestais gerados nas obras do Linhão Tucuruí. Por meio de requerimento, o parlamentar propôs que a audiência seja realizada na próxima quinta-feira (24) para discutir a situação com órgãos e entidades ligadas ao meio ambiente.
De acordo com Cidade, milhares de metros cúbicos de madeira estão inutilizados no trecho onde as obras do empreendimento estão sendo realizadas. Para ele, essa matéria-prima poderia ser utilizada para diversos fins, inclusive para a construção de marombas nas residências localizadas nos municípios afetados pela cheia. . “Somente nos 576 km extensão do Linhão na área do Amazonas , estão apodrecendo madeiras que poderiam ser reutilizadas pelos nossos irmãos do interior que sofrem com a maior cheia da história”, ressaltou o deputado.
Para o deputado, essa situação precisa ser discutida o quanto antes, já que grande parte da madeira que abastece o Amazonas vem de outros Estados. “Por isso vamos solicitar a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), e empresas envolvidas na construção do Linhão para discutir  esse assunto na príxima semana”, relatou o deputado, ao pontuar que entre as empresas convidadas estão a Manaus Transmissora, Hermasa e Mil Madeiras.
Outro ponto que também precisa ser revisto é a fonte de energia utilizada pela empresa Hermasa, localizada no município de Itacoatiara, que pertence ao grupo Maggi. “Eles estão queimando cerca de 50 toneladas de casca de soja, que é considerada fonte de energia por produtores de alimentos. Se a Hermasa continuar nesse ritmo, milhares de avicultores irão parar por falta de ração”, finalizou o deputado.
Parabenização
Além de solicitar uma audiência pública, o deputado Orlando Cidade também parabenizou o município de Manicoré pelos 116 anos de existência completados na última terça-feira. Na tribuna das Casa Legislativa, Cidade falou também sobre os festejos de , Nossa Senhora das Graças, padroeira do município, que ocorrerão no 31 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário