quinta-feira, 17 de maio de 2012

CHEIA SUPERA ÍNDICE DA COTA DE 2009

Danilo Fariello, O Globo
O nível do Rio Negro subiu três centímetros em apenas 24 horas e atingiu ontem o maior marca desde 1903, quando começaram as medições. A profundidade do rio no porto de Manaus chegou a 29,78 metros. O recorde anterior foi registrado em 2009, aos 29,77 metros.
Rua Marquês de Santa Cruz com Eduardo Ribeiro, começando a alagar
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (conhecido como CPRM), responsável pela medição, o nível do rio pode subir ainda alguns centímetros nos próximos dias. Normalmente, o nível máximo da cheia é atingido em meados de junho, mas neste ano o pico da inundação foi antecipado, disse o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Thales Sampaio.
— A cheia deste ano está esquisita, adiantada, e é possível que suba alguns centímetros ainda, porque está chovendo muito na cabeceira do Rio Negro.
No início do mês, o próprio CPRM apontou que o nível máximo este ano atingiria 30,3 metros, mas, agora, Sampaio acredita que o rio não vai subir tanto:
— Espero que não chegue mais a 30 metros como prevíamos.Segundo Thales, a cidade de Manaus foi construída para suportar uma cheia de até 30 metros. Por conta das previsões, o Ministério da Integração Nacional tem coordenado equipes para minimizar os impactos da cheia, principalmente nas comunidades ribeirinhas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário