quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O BRASIL COMEÇOU A PROTESTAR, SEM PARTIDARISMO!

Carlos Costa ´jornalsta e escritor
 Enquanto a polícia continua apreendendo arsenal de armas de guerra, incluíndo bazuca, metralhadora e e encontrando drogas enterradas no solo cheio de sangue da favela da Rocinha, um policial de uma UPP, com carro roubado, mata motorista em briga de trânsito. Os movimentos sociais do Brasil, porém, estão se mobilizando e protestando contra a corrupção no país, sem partidarismo ou motivação política, usando só a indignação e a cidadania para isso.

Espero que esses movimentos consigam se mobilizar a ponto de   conscientizar que está nas mãos do eleitor e não de qualquer lei que venha ou já esteja criada, mudar essa triste e procupante realidade. O eleitor é quem se deixa enganar votando em rostos bonitos, com promessas de pagamento de água, luz, gás, madeira, ranchos  e outras coisas mais que, sinceramente, não passam de  compra  disfarçada de votos! Mas sem qualquer projeto político para seu mandato.

A Justiça Eleitoral,  que a tudo isso vê,  continua usando venda nos olhos para dar a impressão que a Justiça é cega e justa ao aplicar a Lei. Só que  a Lei também está literalmente cega pela corrupção de alguns juízes e desembargadores, de forma pontual e não genérica. Sei que a Justiça só funciona se for provocada e a Lei só é aplicada depois de provada a culpa do acusado. Mas, no caso de compra disfarçada de votos, e de tantos outros casos de corrupção explícita com dinheiro na cueca, dentro de meias e até em bolsas, é preciso provar o quê? Não entendo!

Enquanto isso, excluíndo a presença de bandeiras políticas, o Brasil está se indignando, pedindo limpeza e ética na política. Mais de 30 cidades  - Fortaleza, Goiânia, São Luiz, Curitiba, Florianópolis dentre outras, promoveram manifestações combinadas via internet, através das redes sociais. Em muitas capitais do Brasil em que  foram realizados protestos, frases indignadas eram mostradas e pronunciadas  contra a corrupção na política, à favor da aplicação da Lei da Ficha Limpa. A frase que mais me chamou atenção foi a  advogada, Ligya Fernandes, do Movimento “Pátria Minha”, dizendo que a corrupção “é a causa da criminalidade, da miséria, da fome de muitas outras coisas mais”. Tem total razão!

Usando vassouras, pizzas, máscaras, nariz de palhaço, os movimentos sociais protestaram mas, como afirmei,  isso poderá não representar qualquer resultado prático. Conjuntamente com os protestos, os movimentos sociais precisam desenvolver processo de conscientização política junto aos eleitores para que  nos próximos pleitos, estes não troquem seus votos por ranchos, pagamentos de conta de água, luz, tijolos, madeira...  Ao Estado, não  interessa em financiar esse tipo de movimento  de indignação legítima. Estes movimentos, por outro lado, não têm qualquer recurso financeiro para fazê-lo sozinho, só indignação legítima! 

A indignação dos manifestantes era tanta que apareceu até uma estátua simbolizando a Justiça, vendada por uma nota de R$ 100 reais, transportada pelo estudante José Publiesse, porque ...”a política brasileira está morta por essas atitudes corruptas de nossos políticos que têm que cuidar do povo(...) mas desviam a finalidade de seu cargo e acabam desviando nosso dinheiro causando a miséria do nosso país”“ O aposentado Paulo Gonçalves Coimbra protestou impunhando a bandeira do Brasil de ponta-cabeça porque “o nosso Brasil está à deriva por causa da corrupção”.  Todos  os movimentos sociais que organizaram esses protestos têm razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário